sábado, 15 de outubro de 2011

TÁ NO BLOG BAIRRISTA, PREFEITO CARROÇA DE RIO REAL CHAMA DEP. FEDERAL MÁRCIO MACEDO DE DOIDO.



Dep. Federal  Realense (PT Sergipano) Márcio Macedo            Prefeito Carroça (PP Realense)     


A Bahia que se prepare, pois o deputado federal de Sergipe, Márcio Macedo (PT-SE) iniciou uma campanha para tentar mudar os municípios baianos de Rio Real e Jandaíra para seu estado. Com isso, Sergipe passaria a ter 77 municípios e a Bahia ficaria 415. A justificativa do deputado é que a Bahia não dá a atenção necessária aos dois municípios e à população recorre a Sergipe quando precisa de serviços públicos, principalmente educação e saúde. Macedo disse em entrevista ao Jornal A Tarde que já está elaborando uma emenda constitucional para desmembrar o estado baiano.



Mesmo que seja considerada legal e constitucional, a proposta de anexar as duas cidades ao território sergipano não terá grande impacto na geografia baiana, pois as duas cidades juntas representam 1.134 km² e 48 mil habitantes, o equivalente a apenas 0,1591% de todo o território da Bahia. No entanto, a mudança seria significativa para os nossos vizinhos, que ficariam 5,14% maiores e também abocanhariam mais recursos do governo federal para a administração dos municípios.

Caso esta mudança ocorra, a Bahia perderá um de seus cartões postais turísticos, a praia de Mangue Seco, que fica em Jandaíra e já foi cenário da novela Tieta (1990).

Rio Itapicuru X Rio São Francisco

De acordo com a proposta do sergipano, o marco divisor do dois estado será o Rio Itapicuru. A proposta de perda de dois municípios baianos vem no momento em que outro Projeto de Lei (PL) vem causando polêmica por prever a divisão da Bahia e a criação do novo estado, que seria formado pela parte do território baiano que está a oeste do Rio São Francisco e envolve 35 municípios. A região tem uma população de pouco mais de um milhão de habitantes e um PIB estimado em R$ 10 bilhões.

Nenhuma das duas propostas é nova: em 1988, uma proposta do então senador, Francisco Rollemberg pretendia resgatar três mil quilômetros do território baiano para Sergipe. E a proposta da divisão da Bahia também já existe há algum tempo, mas vem sendo discutida com maior frequência, desde que o deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA) anunciou estar elaborando o PL de criação do estado do São Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário