domingo, 13 de fevereiro de 2011

Verão: salva-vidas femininas se destacam nas praias do Rio


A tenente Amanda Cavaleiro e a soldado Amara Velloso: salva-vidas de prontidão nas praias do Rio.

Nas praias lotadas do verão carioca, uma figura se destaca: a dos salva-vidas, responsável pelo resgate dos afogados. Mas quem pensa que só tem homem fazendo o trabalho está enganado. A mulherada, devagarzinho, está ocupando seu espaço. Entre os mil salva-vidas, já são sete mulheres trabalhando nas areias do Rio e chamando a atenção da galera, principalmente dos homens!
— Os homens ainda estranham quando é uma mulher realizando o salvamento. Quando chegamos à areia, eles acabam sendo sacaneados pelos amigos — conta a soldado Amara Velloso, guarda-vidas (nome técnico da profissão) no Posto 8, em Ipanema.
Em um dia de praia lotada, elas chegam a realizar 60 salvamentos no mar. A maioria dos afogados são turistas e a galera que bebeu um pouquinho a mais. Mas não é só nessa hora que os marmanjos dão trabalho para as meninas. Quando estão na areia, as salva-vidas ouvem piadinhas e cantadas no tipo "Se eu me afogar você me salva?" ou "Tô precisando de respiração boca a boca".
— O sonho dos homens e ver no salvamento a Pamela Anderson (atriz do seriado americano S.O.S Malibu). A gente leva muita cantada boba. No dia em que alguém falar alguma coisa diferente, de repente vou até reparar — conta a tenente Amanda Cavalheiro, que trabalha em diversos postos na Zona Sul.
Além do processo de admição nos Bombeiros, todas as salva-vidas passam pelo Curso de Salvamento no Mar igualizinho aos homens. A preparação dura sete meses e inclui treinos no inverno no mar com ondas de cerca de três metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário